Por muitos anos exploradores andaram por todo o mundo em busca da famosa fonte da juventude. Escalaram montanhas, exploraram cavernas e cruzaram oceanos na vã tentativa de encontrar aquele elemento que traria vida e cura para o corpo sem saber que já a conheciam: a água.

Este simples líquido sem cor, cheiro ou sabor é necessário para todas as funções da vida como respiração, digestão, temperatura e flexibilidade dos músculos por exemplo.

Um homem médio é composto de 60% água, um bebê de 75% e o nosso cérebro tem 85% do seu peso composto dela. Outros líquidos como refrigerantes, bebidas alcoólicas ou sucos industrializados são péssimas fontes de água devidos aos seus aditivos como açúcar, cafeína, fósforo e álcool podendo até mesmo causar desidratação pela perda de fluidos que gera.

Necessitamos em torno de 30ml de água para cada quilo de peso do corpo ao dia, entre 8 a 10 copos diários serão suficientes para as necessidades do organismo. Importante lembrar que a sede não é o indicador mais confiável pois precisamos beber água muito antes de senti-la. Destes indicadores a cor da urina mais clara será um bom indicativo e um tom mais escuro pode indicar níveis moderados de desidratação levando a dores de cabeça, fadiga, pele seca cabeça entre outros sintomas.

Comece o dia bebendo dois copos de água ao levantar-se, mantenha um copo ou garrafa junto ao seu local de trabalho e mais um copo aproximadamente meia hora antes das refeições. Evite tomar líquidos durante a refeição para não interromper a digestão e volte a tomar mais água após duas horas. Na parte da tarde continue ingerindo e pare algum tempo antes de deitar para não gerar desconfortos na madrugada.

Aproveite essa maravilha da criação, simples e completa, desfrute dos benefícios e tenha uma saúde mais completa e seja feliz.

Dr Gustavo Letsch

Bibliografia consultada: série de saúde Vida Abundante.

Category
Tags

Comments are closed

Open chat
Agendar Consulta Via WhatsApp
Olá! Como Podemos te Ajudar?