Processo deve ser feito de maneira gradual e com acompanhamento profissional.

Por Superbom, Portal Quero Vida e Saúde


Cada vez mais pessoas se tornam adeptas de dietas equilibradas e, sobretudo, saudáveis. Diante de tal realidade, o consumo de carne tem sido questionado por muitos indivíduos, abrindo espaço para outras vertentes alimentares, como o vegetarianismo, por exemplo. Neste texto vamos falar sobre quatro passos importantes para se tornar um vegetariano sem negligenciar a saúde.

Primeiramente, é necessário dizer que o estilo de vida vegetariano é bem mais do que uma escolha pessoal, é uma conscientização ecológica que fará toda a diferença no mundo. Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, “o vegetarianismo reduz o desmatamento e agressões ao meio ambiente, já que o consumo de carne é um dos maiores causadores de derrubadas de florestas”, explica.

Virar vegetariano também é um grande investimento para a saúde. Quem consome carne vermelha é mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares e câncer. Fora isso, a chance de morte por motivos variados aumenta em 12%, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA) com mais de 120 mil participantes ao longo de dez anos. Isso significa que os riscos são aumentados apenas pelo fato de se consumir carne. Além disso, pessoas que consomem carnes processadas como salsicha, salame ou mortadela também têm mais probabilidade de desenvolver câncer, principalmente o do tipo colorretal.

Mas, para quem pensa em virar vegetariano, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de abandonar o consumo da carne, é necessário “conhecer os grupos de alimentos que oferecem os nutrientes fundamentais para nossa saúde e saber que uma dieta sem carne não deve ter um cardápio limitado, pelo contrário, quanto mais diversificado melhor”, pontua Cyntia. Com o objetivo de garantir uma transição segura para o vegetarianismo, a especialista listou quatro dicas que devem ser seguidas por quem deseja parar de comer carne.

1. Faça uma transição gradual

Segundo Cyntia, quando se fala em transição para o vegetarianismo é imprescindível não realizar mudanças drásticas na dieta em um curto espaço de tempo, principalmente para quem consome carne com certa frequência. “Escolha um dia da semana para ingerir apenas alimentos vegetarianos e, depois, de forma gradual, vá aumentando os dias até que a carne não esteja presente em nenhum prato da sua dieta”, orienta.

2. Reponha as proteínas de uma maneira variada

A nutricionista destaca que é imprescindível repor a proteína que o organismo necessita. A soja, por exemplo, é rica em proteína vegetal, mas a alimentação não pode ficar só a base da mesma. “Grãos, sementes e leguminosas são boas fontes de proteínas. Feijão, lentilha, grão de bico, cereais integrais, sementes de abóbora e de chia e as oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas devem fazer parte do cardápio de quem não come carne”.

Ela ainda conta que muitas pessoas acreditam que virar vegetariano pode fazer mal à saúde, pois acham que a carne é o único alimento que oferece os nutrientes importantes para nosso organismo. Porém, isso não é verdade. “As proteínas são formadas por aminoácidos e, ao serem consumidas, são desintegradas pela ação digestiva e absorvidas pelo nosso organismo”, explica.

Dos 200 aminoácidos existentes, apenas nove o corpo humano não é capaz de produzir. Estes são chamados de aminoácidos essenciais e estão presentes em vários alimentos vegetais, excluindo a necessidade da carne.

3. Estude sobre o assunto

Ler, aprender e entender sobre os alimentos e a influência que eles têm na saúde é essencial, principalmente quando acontece essa transição alimentar. “O conhecimento sobre a saúde e a alimentação dos vegetarianos ajudará muito nesse processo. Acesse meios de comunicação que possuem essa filosofia como objeto central. É uma forma de conhecer diversas receitas vegetarianas e veganas, ler artigos e notícias sobre o tema, além de poder trocar experiências com indivíduos que já passaram ou também estão passando por essa transição”, afirma Cyntia.

4. Consulte um especialista

Por fim, vale consultar um médico ou um nutricionista para sanar dúvidas, realizar exames regularmente e receber orientações de como podem ser feitas as substituições para, assim, se tornar um vegetariano com saúde. “Conduzir o plano alimentar da maneira correta minimiza de forma substancial as chances de desenvolver déficits nutricionais”, explica, “lembrando que cada metabolismo possui sua especificidade, e em alguns casos, por exemplo, existe a necessidade de suplementação de vitaminas”. Portanto, a conduta alimentar pode variar de pessoa para pessoa. Além da consulta inicial, a orientação é realizar avaliações com frequência para as possíveis adequações.

Com essas quatro dicas, você já pode começar a transição para virar vegetariano. Essa decisão terá um impacto positivo na sua saúde e no bem-estar do planeta!


Matéria original: https://querovidaesaude.com/como-virar-vegetariano/

Category
Tags

Comments are closed

Open chat
Agendar Consulta Via WhatsApp
Olá! Como Podemos te Ajudar?