• 16 AGO 19
    • 0
    Clínica Adventista de Curitiba completa 25 anos de existência

    Clínica Adventista de Curitiba completa 25 anos de existência

    Em agosto de 1994, a instituição iniciou suas atividades com apenas três funcionários e seis médicos.

    Por: Jéssica Guidolin

    Foi em 16 de agosto de 1994 que a Clínica Adventista de Curitiba oficialmente abriu suas portas para atendimento à população. Um início tímido, com uma equipe enxuta de três funcionários e seis médicos, em uma unidade na Alameda Júlia da Costa, número 1447.

    Convite de inauguração da Clínica Adventista de Curitiba, em 1994

    O endereço permanece o mesmo, porém de lá para cá, muita coisa mudou. Não apenas em termos estruturais, mas também no alcance de pessoas com uma mensagem diferenciada de saúde que vem sendo reafirmada a cada ano. “Nossa prioridade é cumprir a missão de salvar pessoas e promover saúde física, mental, social e espiritual, seguindo o exemplo do ministério de ensino e cura de Jesus Cristo”, comenta Altiery Kümpel, diretor geral da Clínica Adventista de Curitiba.

    Na verdade, esta mensagem fundamentada nos oito remédios naturais dados por Deus não é apenas estendida pela Clínica na capital paranaense, e sim pelas 660 instituições ao redor do mundo que compõem a Rede Adventista de Saúde. Elas baseiam os princípios de promoção de saúde e bem-estar na Bíblia e em orientações deixadas pela escritora norte-americana Ellen White.

    Além dos atendimentos diários, este propósito é demonstrado por meio das iniciativas que a Clínica Adventista de Curitiba desenvolve junto ao serviço de capelania, com atendimento aos pacientes, aconselhamento espiritual, estudos bíblicos, oração, visitas e ações sociais de saúde, como o Curso de Culinária Saudável; Curso Respire Livre, que auxilia os participantes como deixar de fumar; Sábados de Saúde, com programações nas igrejas adventistas para promover o cuidado com a saúde; e as tradicionais Feiras de Saúde.

    Uma das iniciativas oferecidas pela Clínica à comunidade é o Curso de Culinária Saudável

    O objetivo é ser relevante não apenas em sua unidade de atendimento, mas também fora dela, como o projeto Espaço Vida e Saúde realizado no bairro Bateias, em Campo Largo. “Este é um projeto missionário da clínica, que tem por objetivo atender as necessidades de saúde da comunidade, compartilhar os princípios de saúde adventistas e estilo de vida saudável e oferecer atendimento médico gratuito”, conta Altiery.

    Não só para quem é alcançado, mas para quem está nos bastidores, a Clínica Adventista de Curitiba faz a diferença, como é o caso do Lucas Vieira da Rosa, servidor da instituição na área de contabilidade há três anos.

    Curiosamente o jovem gaúcho nasceu em julho de 1994. Um mês depois a Clínica estava surgindo no mesmo ano. Vinte cinco anos depois os dois contextos se unem num mesmo propósito. “Fazer parte dessa história me deixa muito feliz, pois aqui posso usar meus dons para ajudar na pregação do evangelho. Não somente na contabilidade, mas também ajudando nos eventos que a clínica promove. Me sinto cada dia mais realizado na minha área de trabalho. A clínica me ajuda a crescer não somente como profissional, mas também espiritualmente”, declara o contador.

    Além dos atendimentos diários, a Clínica Adventista também se preocupa com a comunidade com ações sociais, espirituais e de saúde

    Planos futuros

    Há 25 anos, a Clínica oferecia consultas médicas, terapias, procedimentos médicos e exames. Em 2001, as atividades de gestão de medicina do trabalho e saúde, além de segurança do trabalho iniciaram-se na instituição. O check-up médico chegou em 2015.

    E quem se depara com os 60 atendimentos no primeiro mês de atuação da Clínica, em 1994, se impressiona com os mais de 57 mil atendimentos realizados anualmente nos dias de hoje. “Nossa área de atuação é bastante ampla. Além de atendermos pacientes de todos os bairros de Curitiba, também atendemos pessoas de mais de 100 municípios do Paraná. Muitas vezes não existem as especialidades médicas que essas pessoas precisam em suas cidades, então elas vêm à Curitiba para buscar tratamento”, revela Altiery.

    A expansão foi significativa. Atualmente a instituição conta com duas unidades, 26 consultórios, 45 colaboradores, 57 médicos e 6 terapeutas, que atendem em 34 especialidades médicas diferentes.

    Mas os planos não param por aí. Agora as forças estão voltadas para o novo desafio: abrir um centro médico especializado em serviços de consultas médicas em 40 especialidades, com exames de diagnóstico e procedimentos ambulatoriais e hospitalares.

    Além de cumprir este objetivo, fica o desafio diário de “manter o foco na missão, ser eficiente nos processos e ter excelência no atendimento. É isso que sempre buscamos”, conclui Altiery.

    Deixe um comentário →