Por Jair de Campos Junior, Clínica Adventista


A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e atravessada pela uretra, e atua no auxílio do controle urinário e na produção de parte do esperma. Essa glândula pode ser acometida por algumas doenças, como a prostatite, o aumento benigno da próstata e o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, depois dos tumores de pele não melanomas, e não tem sintomas em sua fase inicial, por isso a necessidade de uma avaliação anual. Alguns fatores estão associados a um maior risco para o surgimento do câncer de próstata, como idade, história familiar – parentes de primeiro grau –, raça negra, obesidade e dieta rica em gorduras.

Ainda não há um método eficaz para prevenir a doença, mas sim para fazer o diagnóstico precoce. Com o diagnóstico precoce as chances de cura são superiores a 90%. Quando começam a surgir sintomas, cerca de 95% dos casos já estão em estágios avançados.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreamento para todos os homens acima de 50 anos, aos 45 anos para os homens que apresentam fatores de risco, ou a qualquer momento em que apresentar sintomas urinários. O rastreamento é feito com base na história clínica, toque retal e exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

O PSA é uma enzima produzida pela próstata e atua na liquefação do esperma, podendo estar alterada em qualquer doença da próstata e não exclusivamente no câncer. Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não alteram o PSA, sendo identificados somente através do toque retal. Com a identificação de alguma alteração continua-se a investigação com outros exames e uma biópsia da próstata.

A avaliação anual com urologista pode identificar o câncer em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura. Não deixe de conversar com seu médico e fazer os exames de rotina, deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde pode salvar a sua vida!


JAIR DE CAMPOS JUNIOR é urologista (CRM-PR 25646 – RQE 1889)

Category
Tags

Comments are closed

Open chat
Agendar Consulta Via WhatsApp
Olá! Como Podemos te Ajudar?