Vários tipos de açúcar estão disponíveis para consumo, mas será que todos eles colaboram para uma vida mais saudável?

Por Marcela Borges, Quero Vida e Saúde


Para adoçar os alimentos, existem vários tipos de açúcar. Mas nem todos são aliados de uma vida saudável. Aliás, alguns colaboram para o surgimento de diversas doenças, mesmo entre os mais jovens.

Você sabia que quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui e mais perto do estado bruto ele está? Conheça os tipos de açúcar que estão disponíveis para consumo e veja qual a melhor opção para a sua saúde.

Tipos de açúcar: qual escolher?

Açúcar mascavo

A forma mais bruta de extração do açúcar da cana. Não passa por refinamento, o que faz esse açúcar ser rico em minerais (cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio) e vitaminas.

Açúcar demerara

Este tipo de açúcar passa por um leve refinamento, mas não recebe aditivos químicos. Por isso, seus grãos são marrom claros. Além disso, esse tipo de açúcar possui alto valor nutricional, parecido com o açúcar mascavo, porém tem um sabor menos acentuado.

Açúcar cristal e refinado

O açúcar é naturalmente escuro, então, para ficar branquinho é necessário um processo de refinamento. Nesse processo, é eliminado 90% das vitaminas e minerais do produto.

O açúcar refinado, para ficar bem fininho e branco, recebe aditivos químicos, como o enxofre. Sem dúvidas, de todos os tipos de açúcar, esse é o pior para a saúde.

Açúcar light ou fit

Este açúcar é uma mistura do refinado comum com adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. Esse açúcar tem menos calorias, porém deve ser consumido com cautela.

Apesar de conter menor teor de sacarose, o açúcar light não contém nutrientes e não pode ser considerado um alimento saudável. Aliás, o açúcar light só deve ser consumido por indivíduos com diabetes do tipo 1 ou 2, caso seja recomendado por nutricionista ou médico, observando sintomas clínicos, exames laboratoriais e sendo inserido em uma alimentação equilibrada e saudável.

Açúcar de coco

O açúcar de coco é extraído do fluído das flores da palma de coco. Ele não passa por refinamento e não contém conservantes. Com isso, possui grande valor nutricional por conter potássio, magnésio, zinco e ferro. Além de ser fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 e apresentar baixo índice glicêmico.

Consuma com moderação

Com toda a certeza, todos os tipos de açúcar são bastante calóricos e tem o poder de aumentar rapidamente a glicose no sangue. Portanto, independentemente do processamento, o produto deve ser utilizado com moderação!

O consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, especialmente em indivíduos com fatores de risco cardiovascular.

Como adoçar os alimentos sem usar açúcar?

Existem muitas opções de adoçar o alimento de forma mais saudável. Porém, se o paladar está viciado em alimentos extremamente doces, essas opções irão causar a impressão de que “está faltando açúcar” em determinado alimento.

No entanto, essa impressão é um alerta de que o paladar necessita de grandes mudanças para começar a apreciar o sabor natural dos alimentos. Então, comece com a transição entre o açúcar branco para os outros tipos que falamos acima e, assim, aos poucos, incluir opções mais naturais para adoçar os alimentos.

Aqui estão 5 opções naturais que você pode usar para adoçar os alimentos:

  • Mel: O mel constitui uma boa forma de substituir o açúcar. Ele é natural e é fonte de vitaminas e minerais. Porém, precisa ser consumido com moderação, pois é calórico e possui frutose.
  • Geleia de frutas: Nas geleias 100% fruta, o açúcar natural das frutas fica concentrado, o que aumenta o seu poder adoçante. Podemos adicionar em preparações como iogurtes, vitaminas, bolos, tortas e biscoitos.
  • Frutas secas: Use frutas secas como ameixa, passas, damasco e tâmaras para adoçar sobremesas e bolos.
  • Maçã: Em um suco ácido, você pode adicionar maçã, que deixará a bebida com um gostinho levemente doce sem alterar muito o sabor das outras frutas. Experimente suco de abacaxi, maçã e limão. Fica uma delícia!
  • Água de coco: Outra forma de substituir o açúcar nos sucos é usar água de coco. Além de deixar o suco mais docinho, a água de coco contém vitaminas e minerais que irão enriquecer sua bebida. Experimente um suco verde com água de coco, couve, maçã e gengibre.

MARCELA BORGES é enfermeira e mestre em Saúde Pública

Category
Tags

Comments are closed

Open chat
Agendar Consulta Via WhatsApp
Olá! Como Podemos te Ajudar?