Veja como cuidar da pele nessa época do ano e evitar o ressecamento

Por Alessandra Guimarães, Portal Quero Vida e Saúde


Na época do frio, a pele, o maior órgão do corpo humano, acaba sofrendo por conta do ressecamento. Por esse motivo, cuidados especiais são necessários. Mas antes de explicar como cuidar da pele no inverno, é importante dizer que ela é constituída, basicamente, por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

A camada mais profunda é a hipoderme, formada essencialmente por células de gordura. Essa camada participa do controle da temperatura corporal. Já a derme é composta por elastina e colágeno, responsáveis pela elasticidade e sustentabilidade da pele. Por fim, a epiderme, a camada mais externa, consiste em uma barreira de proteção natural contra agressões externas, pois fica em contato com o ambiente. Ou seja, ela é a barreira que protege o corpo de agentes externos. Para manter a saúde da pele no inverno, é preciso ter um cuidado redobrado com a epiderme.

Imagem informativo sobre as três camadas que compõem a pele

Por que a pele resseca no inverno?

Antes de saber como cuidar da pele no inverno, é importante entender o que causa o ressecamento e o aspecto esbranquiçado na pele. Primeiro, por conta do clima seco e frio, a transpiração do corpo diminui, o que reduz naturalmente a hidratação do corpo. Além disso, para fugir do frio, as pessoas tomam banhos mais quentes que provocam a remoção natural da oleosidade da pele, resultando no seu ressecamento. Outro fator é que no inverno as pessoas tendem a diminuir a ingestão de água, o que prejudica a saúde da pele, pois a água é responsável por manter a pele macia e elástica.

As características da estação – vento, clima seco e baixas temperaturas – e os hábitos citados acima levam à destruição do manto lipídico, a película que protege a epiderme. Por isso, a pele acaba ressecando no inverno.

5 dicas para cuidar da pele

O inverno é uma época que colabora para que a pele fique mais sensível e suscetível ao ressecamento e descamação, por isso é importante intensificar a rotina de cuidados durante essa época. Se você colocar em prática estas dicas, sua pele irá esbanjar saúde neste inverno.

1. Use hidratante diariamente

Existem diversos tipos de pele – normal, seca, oleosa ou mista -, mas independentemente da característica da pele é fundamental reforçar a hidratação do corpo e do rosto durante o inverno. Aproveite o vapor do banho para passar o creme, pois essa “fumacinha” ajuda na penetração do hidratante na pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para peles oleosas e com acne é bom evitar hidratante comum no rosto. É recomendado usar hidratante “oil free” (formulado com quantidade mínima ou zero de óleo) nas áreas de maior oleosidade, como rosto e tórax.

Outra dica é usar hidratante específico para os lábios para evitar rachaduras. Pois a região da boca também sofre com as temperaturas baixas.

2. Controle o tempo e a temperatura do banho

Apesar do frio pedir um banho bem quentinho, essa é uma das práticas que acaba com a saúde da pele. Então, para cuidar da pele no inverno, o banho não deve ser muito quente e nem demorado. Caso contrário, a pele passará por desidratação, causando ressecamento e agressão para essa camada protetora. Além disso, o banho quente causa o envelhecimento precoce da pele.

Evite o uso de buchas ásperas e o ensaboamento prolongado, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico, o hidratante natural do corpo.

3. Beba água

Já falamos acima que a água é fundamental para a pele em todas as épocas do ano, principalmente no inverno. Porém, quando chega o frio, a ingestão de água diminui e a saúde da pele é seriamente comprometida. A hidratação ideal para o corpo é uma junção do uso de hidratante e ingestão de água. O hidratante vai agir na camada externa da pele, e a água nas camadas internas.

Assim, para se ter uma pele saudável e bonita, beber água é fundamental. Uma pele macia e elástica é consequência de um corpo hidratado. Para alcançar essa meta, procure ter uma garrafinha com água por perto ou várias garrafas espalhadas nos ambientes do seu dia a dia. Outra alternativa é ativar alarmes no celular como uma forma de lembrete para beber água. Se você se preocupa em cuidar da pele durante o ano todo, então beber água frequentemente é o caminho.

4. Alimente-se bem

O que você come também influencia na saúde da pele. Uma alimentação rica em legumes, frutas e hortaliças contribui para o bom aspecto da pele. As vitaminas e minerais encontradas nesses alimentos são responsáveis por combater o envelhecimento da pele e melhorar sua elasticidade.

Para ter a pele bonita no inverno – e durante o ano todo – adicione a soja na dieta. Esse alimento é rico em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento da pele e também contribuem para a elasticidade desse órgão. Ingredientes ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes como castanhas, nozes, amêndoas também deixam a pele saudável e bonita.

A alimentação correta também é responsável por construir um sistema imunológico forte, que é essencial para atravessar o inverno com saúde.

5. Protetor solar, mesmo no inverno

Pode soar estranho usar protetor solar durante o frio, porém mesmo no inverno há alta incidência de raios solares (UVA e UVB). Mesmo em dias nublados, o sol continua lá e é tão prejudicial quanto no verão se você não proteger sua pele de forma adequada. Por isso, o uso de protetor solar no inverno deve continuar!

A radiação sob a pele não protegida é responsável por causar flacidez, envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e câncer de pele. Proteja seu rosto e outros locais específicos que ficam em contato direto com o sol, como mãos e braços.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante retocar o protetor solar a cada duas horas. Além disso, o fator de proteção (FPS) tem que ser no mínimo 30. Para o rosto, use protetor solar para essa área específica. E se a pele for oleosa, opte por protetor solar “oil free” ou toque seco.

*Artigo supervisionado pelo médico Alexandre Magno Guimarães, CRM-SP 149444


ALESSANDRA GUIMARÃES é jornalista e gestora de conteúdo

Matéria original: https://querovidaesaude.com/como-cuidar-da-pele-no-inverno-5-dicas/

Category
Tags

Comments are closed